Para entender o conceito de multimídia não devemos, nos limitar apenas a idéia de reunião de diferentes linguagens em um mesmo suporte, uma vez que no jornal impresso o texto vem acompanhado de fotografias e tanto na televisão como no cinema é possível ter ao mesmo tempo texto, som e imagem. O grande diferencial das tecnologias multimidiáticas reside justamente na tão proclamada interatividade. Ou seja, a participação ativa do usuário e a capacidade de manipulação do conteúdo da informação.
É nesse sentido que Sérgio Bairon (3) compara a multimídia à noção de jogo elaborada por Johan Huizinga em "Homo Ludens". Com base nessa idéia, Pierre Lévy também argumenta que "a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado" (4).
O caráter interativo dos novos dispositivos de comunicação rompe definitivamente com o esquema clássico emissor-receptor. As mudanças no processo de difusão, armazenamento e consumo na cadeia informacional já são evidentes. A Internet, por exemplo, é um ambiente multidirecional onde não há qualquer espécie de hierarquia ou gestão centralizada. O modelo comunicacional "UM-TODOS", que caracterizou os sistemas tradicionalmente cunhados de comunicação de massa, dá lugar ao modelo "TODOS-TODOS", com o surgimento das redes telemáticas.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Assinar:
Comentários (Atom)